Fraudes: confira regras básicas para manter sua conta bancária em segurança

Prevenir-se de fraudes bancárias ainda é a melhor alternativa para os clientes que sofrem com saques indevidos em suas contas correntes. Apesar de o Código de Defesa do Consumidor garantir que os bancos devem reembolsar os consumidores, o processo de devolução costuma levar tempo em função de seus trâmites burocráticos.

É por isso que nunca é demais tomar algumas providências para manter segura a sua conta bancária.

Atenção às senhas
A medida mais simples e urgente que o cliente bancário precisa tomar é trocar periodicamente as senhas, principalmente a que dá acesso ao banco pela internet. O uso de computadores públicos ou sem antivírus, por exemplo, é extremamente desaconselhável, assim como executar aplicativos e arquivos de origem duvidosa.

Os e-mails não solicitados precisam ser apagados imediatamente, uma vez que os bancos nunca solicitam dados como senha ou número de contas por meio de mensagem eletrônica.

Extrato bancário
É fundamental tirar extratos da conta semanalmente para acompanhar a possível movimentação estranha de seus valores depositados. "De preferência, verifique seu extrato pela internet, para não ter que pagar taxas ao banco por extratos a mais que a quantidade permitida pela sua cesta de serviços", aconselha a Pro-Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Outra dica da associação é evitar a digitação de senhas em telefones que registram números, como celulares e os que identificam chamadas no visor.

Fonte: Uol.com.br


   
© Copyright 2006 - Todos os Direitos Reservados - www. R O E T H Y M A R T I N S .com.br